A importância dos parceiros varejistas nos negócios

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Negligenciar o bom relacionamento com parceiros varejistas é um erro grave na condução dos negócios. Por serem externos à empresa, representantes comerciais, revendedores, distribuidores, promotores de venda e call-centers terceirizados podem acabar sendo esquecidos. A distância, no entanto, é um obstáculo que deve ser derrotado. Mais que mera cordialidade, manter um relacionamento satisfatório com esses grupos é uma iniciativa estratégica, que pode garantir a primazia à sua marca em detrimento das demais na hora das vendas.

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 67% dos consumidores consideram a atuação do vendedor importante ou muito importante. Além disso, 45% dos entrevistados na pesquisa opinaram que a qualidade no atendimento pode influenciar na decisão de compra.

Neste artigo, você terá acesso a dicas de como melhorar o relacionamento com esses grupos. Confira!

1 – Conheça seus interesses

Dessa forma, você pode promover as recompensas mais atraentes ao seu parceiro varejista. Recompensas que possibilitam a liberdade de escolha, como cartões pré-pagos e catálogos online de produtos costumam chamar mais atenção de colaboradores.

2 – Ofereça descontos ou acesso gratuito

Isso possibilita que o vendedor ou parceiro conheça o produto ou serviço comercializado, fazendo com que a experiência de venda seja mais autêntica na apresentação ao consumidor.

3 – Capacite o vendedor!

É importante que ele esteja equipado de todo o conhecimento acerca das características técnicas do produto ou serviço, incluindo validade, modo de uso e benefícios.

4 – Ofereça premiações para toda a equipe

Assim, você encoraja o engajamento coletivo, resultando em um maior empenho por parte da equipe.

5 – Mantenha um canal de comunicação com o vendedor

Ele é a ponte entre a empresa e os consumidores. Mantendo um canal de comunicação com os vendedores que lidam com o cliente nos pontos de venda diretos, você tem acesso a informações fundamentais, como o feedback do público sobre seus produtos e/ou serviços.

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