Cartão pré-pago corporativo x cartão de crédito empresarial: entenda a diferença

 In Cartões Pré-pagos, Planejamento Financeiro

Em tempos de recuperação econômica, as empresas têm optado cada vez mais por otimizar seus gastos. E essa não tem sido uma tarefa simples, pois envolve uma complexa engenharia dos recursos da folha de pagamento, das eventuais despesas com manutenção, da remuneração de temporários e, até mesmo, das gratificações dos colaboradores.

Ao passo que as dificuldades existem, alternativas inovadoras chegam para tornar o processo ainda mais célere e eficiente. É o caso da oferta de cartões pré-pagos para as operações financeiras de empresas.

Crescimento do pré-pago no Brasil e no mundo

A regulamentação do cartão pré-pago aconteceu em 2013, e, de lá para cá, o uso dessa ferramenta não parou de crescer no País.
Por ser economicamente mais viável, o produto deve cair de vez nas graças do mercado muito em breve. O Grupo Setorial de Pré-Pagos (GSPP) estima que o segmento chegará em 2020 sendo responsável por até 10% das transações feitas com cartões de crédito no país.
E a tendência é que o uso de pré-pagos nas empresas triplique ainda este ano. Enquanto o mercado de cartões de crédito tradicional cresce 6%, o de pré-pago aumenta em 49% e o voltado para o nicho corporativo, 300%, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Pré-pago X cartão de crédito empresarial

O cartão pré-pago corporativo apresenta diversas vantagens para as empresas. Abaixo, vamos relacionar apenas os benefícios em comparação ao tradicional cartão de crédito empresarial.

– Proporciona economia
Com o pré-pago, os gastos dificilmente ultrapassarão o previsto no orçamento, em função de o limite ser previamente estabelecimento pela empresa. Já com o cartão de crédito, existe a possibilidade de o banco ofertar um limite de crédito maior que a capacidade orçamentária da organização.

– Maior controle dos gastos
Dos maiores aos menores custos, é fundamental ter a dimensão do que se gasta dentro de uma empresa. Para isso, a oferta pré-paga permite que as compras sejam acompanhadas em tempo real por um portal na internet, registrando informações de data, horário, valor, estabelecimento e autor de cada transação. Já no cartão de crédito tradicional, o acompanhamento da compra é posterior com a fatura e é possível que o administrador não lembre onde e como gastou.

– Auditoria mais eficiente
Além de controlar os gastos, o monitoramento online evita que atividades sejam realizadas indevidamente pelos colaboradores, sendo possível comparar de maneira ágil e imediata as operações financeiras realizadas com o planejamento de visitas ou entregas previstas pela corporação. No cartão de crédito, essa auditoria se torna menos eficiente, já que a checagem vai acontecer bem depois do uso dos recursos.

Agiliza as transações
Com a implantação do sistema pré-pago na empresa, a transferência de valores da conta principal para o cartão corporativo de um funcionário pode ser realizada a qualquer hora do dia, pois não depende do horário de funcionamento das instituições bancárias e seus prazos operacionais, ao contrário dos cartões de crédito tradicionais, vinculados a bancos.

– Alternativa para ‘desbancarizados’
Não ter conta no banco é praticamente se isolar do mundo. No caso, o pré-pago é uma maneira fácil e eficiente de atender quem não tem o serviço bancário. E isso é cada vez mais comum. Segundo pesquisas, em 10 solicitações de cartões de crédito, sete são negadas por instituições financeiras. Ou seja, o pré-pago (corporativo e o pessoal) surge como uma ótima opção para esse público.

Confira o vídeo abaixo e saiba porque os pré-pagos vêm ganhando cada vez mais espaço entre as empresas

Passo-a-passo de funcionamento do cartão pré-pago para empresas
Agora que você já conhece as vantagens dos cartões pré-pagos corporativos, veja como é fácil usá-los. O objetivo dessa ferramenta é ‘eficientizar’ os processos que costumam ser burocráticos e complexos. Por isso, a proposta é facilitar os trâmites e fazer com que os serviços funcionem de maneira simples.

Confira, abaixo, o passo a passo:
1 – Cadastre a empresa junto à administradora de cartões.
2 – Faça a recarga na conta principal (tesoureiro) e gerencie o saldo dos cartões.
3 – Forneça os cartões aos colaboradores.
4 – Administre as despesas corporativas através de um portal na internet e fique por dentro de tudo.

Quem usa o pré-pago corporativo garante melhora nas transações financeiras

Agora que vocês já sabem como funciona o cartão corporativo pré-pago, que tal implantar a solução na sua organização? A NovoCred Cartões fornece cartões pré-pagos corporativos para diversas empresas. Veja o que dizem alguns desses usuários:

“A utilização dos cartões PocketCard é uma ferramenta que traz muita praticidade no controle e administração dos gastos diversos, uma vez que de forma rápida e prática, conseguimos movimentar valores e acompanhar as despesas em tempo real”, disse Michely Gama, coordenador Financeiro do Ibacem Agrícola, Com. e Exp. Ltda

“Os cartões Pocketcard trouxeram mais comodidade e controle com as despesas realizadas pela nossa equipe de campo. De forma rápida e segura, nós conseguimos transferir valores que permitem aos nossos colaboradores, executarem suas atividades em qualquer localidade do país”, revelou Anderson Cavalcante, Gerente de Talentos, Administração e Finanças da Jbr

E então? Quer implantar o uso de cartões pré-pagos corporativos na sua organização?


 

Recent Posts