Como incentivar a equipe em tempos de crise?

 In Incentivo

Manter uma equipe motivada não é tarefa simples, ainda mais em períodos de crise, quando a incerteza sobre o futuro acaba gerando insegurança e ansiedade nos profissionais. É nesses momentos que os líderes mais precisam se empenhar para gerar engajamento e motivação entre seus colaboradores.

Aumento salarial é, sem dúvida, um fator motivante para a maioria das pessoas. Mas não são só os benefícios financeiros que despertam o interesse dos colaboradores. Reconhecimento profissional, tarefas estimulantes e desafiadoras, recompensas não materiais, bom relacionamento com colegas e superiores e oportunidade de crescer na carreira são alguns dos elementos que geram motivação no ambiente de trabalho.

Como incentivar a equipe em tempos de crise

Uma forma de manipular esses fatores, influenciando positivamente o clima organizacional, é promovendo campanhas de incentivo.

Esse tipo de ação é uma prática antiga nas empresas brasileiras, embora nem todas a façam da maneira adequada. É preciso observar vários aspectos legais, tendo em vista que o marketing de incentivo é regulado pelo Código Civil Brasileiro e pelas legislações trabalhistas e previdenciárias.

Uma campanha de incentivo elaborada dentro dos parâmetros legais deve, por exemplo, acontecer em períodos determinados, ter objetivos claros, estabelecer metas possíveis e formas de reconhecimento compatíveis com as aspirações dos colaboradores. Quanto à premiação, ela deve ter caráter eventual e não remuneratório. Entre as opções de prêmios mais comuns estão presentes, viagens, catálogo ou portal com itens para escolha pelo colaborador, cartão pré-pago de compras aceito em diversas lojas, entre outros.

Quer saber como realizar uma campanha de incentivo para seus colaboradores ou parceiros? Baixe o nosso whitepaper “Campanhas de incentivo: como fazer?”.
Campanha de Incentivo e Cartões de Crédito


 

Recent Posts