Produção x Motivação: como incentivar a sua equipe?

 In Uncategorized

A necessidade de suporte interno nas organizações para desenvolver seus profissionais e suas competências não é mais novidade. Além do crescimento e aprimoramento, é preciso que o gestor saiba criar um ambiente de incentivo para que a equipe desempenhe e aperfeiçoe  suas expertises.

No que condiz à obrigatoriedade de qualquer profissional, a produtividade é vista como um pilar imprescindível. Porém, atualmente, trabalhar por horas a fio não significa, necessariamente, ser mais produtivo. Muito do que se observa hoje, através do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, é a necessidade de um olhar humanizado, que aproxime e transmita confiança na capacidade dos profissionais.

A troca de ideias e o atendimento individualizado com base em diálogo, entre o colaborador e o gestor, são apenas algumas das estratégias que corroboram para a motivação da sua equipe. Mas, se motivação é uma palavra subjetiva e que abre precedentes para diversas interpretações, como incentivar a sua equipe? Um gestor excepcional se destaca pela evolução e crescimento dos seus colaboradores como um todo, e não apenas pelos resultados.

Pessoas X máquinas

Além do desenvolvimento das máquinas, a revolução industrial trouxe para a cultura organizacional dogmas que, atualmente, já não são mais tão aplicáveis. Antigamente, no período inicial em que homens precisavam criar e operar máquinas, o trabalho era considerado maçante e repetitivo. O empregado não era motivado a se ver como uma parte do todo – empresa – da qual fazia parte. O foco era: produzir cada vez mais. Na sociedade pós-industrial, a era do conhecimento, essa tradição já não mais se aplica. É necessário que o gestor compreenda que, apesar das metas e resultados que, obviamente, são indispensáveis para o andamento do negócio, o investimento em capacitações e incentivos pode ser uma estratégia poderosíssima para motivar seus colaboradores.

Por que fazemos o que fazemos?

Com essa mudança comportamental no ambiente organizacional, um novo mundo surgiu. Onde o trabalho físico é comumente associado às máquinas, e, cabe ao homem, usar seu conhecimento e expertises para exercer uma tarefa insubstituível: ter ideias e ser criativo.

Por isto, é impossível não associar a produtividade à um colaborador positivamente motivado. Por ser compreendida como um incentivo interno que direciona o comportamento de cada indivíduo na busca dos seus objetivos em relação à empresa, a motivação deve ser compreendida de forma individualizada, porém, exteriorizada igualmente para toda equipe.

E como incentivar?

O salário pode motivar apenas momentaneamente. Porém, a motivação através de novas experiências, sensações e aprendizados, possui um valor inestimável para quem recebe e promove essa experiência. A NovoCred tem as ferramentas ideais para motivar a sua equipe, através de planos que incentivam seus colaboradores a irem, cada vez, mais além.

Recent Posts