26 abril
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Ninguém faz uma campanha de incentivo esperando que algo possa dar errado. Embora essa não seja a sua intenção, é bom considerar que os riscos existem e que são mais comuns do que se imagina. A boa notícia é que eles podem ser facilmente evitados. Basta tomar algumas precauções.

Ao criar uma campanha de incentivo para engajar seus colaboradores, parceiros ou clientes e alavancar os resultados, vale entender que o estímulo dado aos participantes em forma de prêmio deve ser tão relevante quanto o retorno financeiro que se busca com a ação.

Para se chegar a resultados como esses, portanto, é fundamental que todas as etapas básicas da ação sejam bem executadas.

Promova uma campanha de incentivo assertiva: do planejamento à avaliação final

O sucesso de uma campanha de incentivo é resultado da boa execução de todas as etapas da ação. São elas: planejamento, lançamento, premiação, avaliação de desempenho dos participantes e avaliação final da campanha. A seguir, resumimos as principais atividades e atribuições de cada uma dessas fases.

Planejamento

Nesse momento, são estruturados os objetivos e as metas da campanha, que devem estar alinhados, diretamente, ao planejamento estratégico da empresa. É nesta fase em que o regulamento e o formato da campanha são estruturados.

Lançamento

A forma de lançar a campanha deve ser coerente e proporcional ao que ela se propõe. Essa etapa é decisiva para a divulgação e o esclarecimento das regras e para a adesão máxima do público a que se destina, por meio de uma comunicação efetiva.

Premiação

Recomenda-se que seja feita uma cerimônia de premiação, de preferência com a presença de todos os envolvidos e dos representantes oficiais da empresa. Essa é uma forma de marcar o encerramento da campanha, valorizando a ação, engajando a equipe e prestigiando o vencedor.

Avaliação

O fim da campanha não significa, necessariamente, o encerramento do trabalho. Após a premiação, é preciso avaliar toda a ação, verificando se os resultados foram atingidos e se os participantes estão satisfeitos. É nesta fase também que mais se aprende, em que se avalia pontos positivos e negativos do processo de incentivo.   

Para não deixar nada de fora ao realizar a sua campanha, faça o download do nosso checklist. Acesse gratuitamente clicando aqui.

4 erros muito comuns ao realizar campanhas de incentivo

4 erros muito comuns em ações de incentivo e como evitá-los

Agora que você já conhece um pouco mais todas as etapas de uma campanha de incentivo, vamos falar sobre os principais deslizes de quem promove esse tipo de ação e oferecer algumas dicas para evitá-los.

1 – Crie um regulamento seguro

O regulamento é o documento legal da ação, deve ser assinado pelos participantes e pela empresa, devendo ser mantido por até 5 anos para o caso de consulta pela Justiça. Depois de concluído, é imprescindível submeter à revisão do setor jurídico. Uma maneira ainda mais segura é delegar a preparação da campanha a uma empresa especialista em marketing de incentivo.


2 – Não obrigue ninguém a participar

Não se pode obrigar a participação de ninguém em uma campanha de incentivo. Essa é uma das regras legais desse tipo de ação, conforme comentamos neste artigo. Todos devem ter o livre arbítrio para escolher se querem ou não participar. Além de ser ilegal, forçar participação pode comprometer o resultado da ação.

3 – Estabeleça critérios assertivos

Os critérios de avaliação de uma campanha de incentivo devem ser coerentes com o objetivo que se pretende atingir. Por exemplo: se o intuito é acelerar o processo produtivo, deve-se estabelecer como critério de avaliação o tempo de produção de cada setor.

4 – Inclua os diferentes setores

Parece óbvio, mas esquecer de incluir os diferentes setores, como produção, compras e logística, nas campanhas de incentivo continua sendo um erro bastante comum. Geralmente, o foco recai sobre a equipe de vendas. No entanto, é importante motivar todos os colaboradores, pois o desempenho global da empresa depende do trabalho de todos os setores.

Mas lembre-se: cada um deles tem objetivos, papéis e interesses diferentes. Por isso, é importante que sejam feitas campanhas distintas, com premiação, metas e critérios de avaliação adequados à cada grupo.

Para se aprofundar nos aspectos que geram dúvidas em campanhas de incentivo, clique aqui e baixe gratuitamente o infográfico que criamos sobre o assunto.

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Incentivar sua equipe e venda é a nossa meta.


 

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