A MAGNITUDE DAS METAS NUMA EMPRESA

 In Uncategorized

Como nos games, a rotina de trabalho é uma batalha diária repleta de desafios e objetivos a cumprir. A cada nova rodada, o participante precisa resolver problemáticas, montar estratégias e gerar pontuações, para no final conseguir itens diferenciados e receber uma determinada gratificação. Se analisarmos bem, no tabuleiro da vida profissional também é assim. É praticamente uma estrada, regada de confrontos, obstáculos e conquistas. Mas, como num jogo, antes de iniciar qualquer duelo, é necessário analisar e alinhar os alvos a serem alcançados. No vocabulário empresarial, são as conhecidas e temidas metas. De acordo com o filosofo romano Lúcio Aneu Séneca, “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. No contexto profissional, quando atuamos sem direção ou sem propósito, acabamos absorvendo experiências e resultados negativos.

Dentro de uma empresa, as metas funcionam como formas de incentivo, pois além de gerar benefícios financeiros para ambas as partes, condicionam pensamentos focados e direcionados para realizações. Ao definir metas, no contexto cientifico, o cérebro passa a concentrar a atenção para uma determinada direção, focando na finalização de tarefas.

Melhorar os resultados e aumentar a produtividade são argumentos para a criação de metas numa equipe. Ao aplicar essa medida, as entidades evitam que seus colaboradores fiquem sem um plano a seguir e aperfeiçoem seu desempenho. Uma equipe motivada e incentivada tende a elevar a produção e gerar bons frutos para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Como o planejamento é o pilar de uma administração eficiente, as metas não podem em hipótese alguma ser inalcançáveis. É necessário todo um processo de analise e estudos, que comprovem as possibilidades, as diretrizes e os benefícios dessa iniciativa.

Para ajudar o seu negócio e contribuir no desenvolvimento da equipe de trabalho da sua empresa, confira alguns métodos para implementar o esquema de metas no seu empreendimento.

Crie metas reais

Sem dúvida alguma, os objetivos de uma empresa precisam ser alcançáveis, pois caso contrário, todo esforço da companhia terá sido em vão. É importante lembrar que seus funcionários estarão compromissados com objetivos. Se a meta estabelecida for impossível de ser cumprida, prepare-se para ter colaboradores frustrados e desmotivados.

Avalie frequentemente os objetivos

Metas nunca podem ser permanentes. Para aumentar a lucratividade e testar a qualidade de seus funcionários, é preciso reavaliar freqüentemente as metas. Crie um cronograma de acompanhamento para monitorar o andamento das atividades e revisar pontos que podem ser melhorados e modificados.

Conheça o campo de atuação

Uma instituição não pode simplesmente impor metas a seus colaboradores. É preciso adequá-las a realidade de cada funcionário. Por isso, no momento de apresentar os objetivos da empresa, é importante conversar com seus trabalhadores, principalmente para ouvir a opinião e verificar se há algo a acrescentar.

Promova o engajamento dos colaboradores

Campanhas de incentivo e motivação são fundamentais para que os colaboradores cumpram suas metas. Quanto maior for o estimulo oferecido pelo líder, mais motivado o funcionário vai ficar. Vale lembrar que, é necessário orientar, direcionar e de fato recompensar quem está cumprindo com os objetivos. Uma dica, ações internas e descontraídas auxiliam e alertam a equipe sobre suas tarefas.

Anotou todas as dicas? Já pensou nos brindes coorporativos e nas premiações de seus colaboradores? Solicite um orçamento e conheça os produtos da Novocred que vão te ajudar a ter uma equipe muito mais motivada e engajada com as metas estabelecidas pela sua empresa:

www.novocredcartões.com.br

Recent Posts