21 maio
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Um dos maiores desafios para quem realiza campanhas de incentivo de vendas é definir o prêmio que será oferecido aos participantes. Sabemos que esse aspecto é um grande atrativo e estímulo para a adesão e desempenho dos vendedores.

No entanto, é sempre complexo reunir em um única premiação algo que agrade à maioria. Afinal, existem vários tipos de vendedor, com perfis, necessidades e motivações diferentes.

Pensando nisso, vamos elencar abaixo algumas sugestões para ajudar você a minimizar esse impasse quando estiver planejamento a sua próxima campanha de incentivo:

Qual o prêmio ideal para cada tipo de vendedor?

1 – Há os vendedores super conectados, aquele grupo de colaboradores geralmente mais jovem e que está sempre por dentro das últimas tecnologias. Para esses vendedores, premiar através de portais de produtos na internet ou mesmo com aplicativos de premiação para dispositivo mobile, além de ser um atrativo por si só, ainda possibilita que cada ganhador tenha a liberdade de escolher seu prêmio. Entenda melhor como funciona neste artigo.

2 – Em contraposição aos vendedores mais descolados, há aquele grupo mais tradicional, que tem uma carreira no ramo de vendas e também prefere seguir a tradição no que diz respeito à premiação em campanhas de incentivo.

Esse tipo de vendedor, mais resistente às mudanças e ao uso de tecnologia, tende a se satisfazer com prêmios como, jantares em restaurantes tradicionais, artigos clássicos e até cartões de premiação. Esse último item ainda tem a vantagem de possibilitar ao vendedor escolher como gastar o saldo do cartão: recargas em celulares, compras em lojas físicas e virtuais, saques e muitas outras funcionalidades.

3 – Há também os vendedores externos, aqueles que não atuam dentro da organização. Fidelizar esse tipo de colaborador, embora seja mais desafiador, é também muito importante, principalmente porque você não está tão próximo para medir com precisão o grau de satisfação dele com sua marca.

Por conta disso, é interessante sempre reforçar o elo entre esse vendedor externo e sua empresa, ressaltando valores da marca que gerem identificação com ele. Na prática, oferecer descontos ou mesmo gratuidade no produto ou serviço que produz é uma boa opção. Mas os cartões vale prêmio não deixam de ser uma boa saída caso você não conheça bem o gosto desse público.

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4 – O vendedor com perfil de consultor, aquele colaborador que sabe tudo sobre sua empresa e presta uma ótima consultoria para os clientes quando eles estão em dúvida, é o tipo de funcionário que deve apreciar prêmios que tragam conhecimento e aumentem ainda mais sua expertise no ramo em que atuam. Portanto, capacitações, treinamentos e viagens técnicas são boas opções para esse perfil de vendedor.

5 – Há também aquele vendedor nato, que gosta de competir e se sente super estimulado com desafios e disputas. Se seu time é formado por esse tipo de funcionário, na hora do planejamento da campanha de incentivo, é interessante caprichar em metas ousadas e que promovam a competição saudável dentro da própria equipe.

Tendo em vista que esse tipo de vendedor gostar de competir, os aplicativos e portais de premiação com um ranking sendo atualizado de maneira online vai ser uma ótima maneira de estimular o desempenho.

Esses são os principais perfis dos vendedores. A ideia de identificar o tipo de vendedor que predomina na sua equipe é para tentar definir a premiação da maneira mais assertiva possível, fazendo com que a adesão e o desempenho dos participantes sejam os melhores possíveis.

E então? Está pronto para colocar em prática uma campanha de incentivo de vendas? Quer uma ajuda? Basta clicar no banner abaixo e agendar um bate-papo conosco sem compromisso.

Leia também: 6 dicas para uma gestão eficiente do caixinha da empresa

Incentivar sua equipe e venda é a nossa meta.


 

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